Relatório de tração
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Fernanda Nunes Azevedo nº080524 turma: 321
Prof. Alfeu Saraiva Ramos
Maio de 2010
1. INTRODUÇÃO O ensaio de tração é sem dúvida, um dos experimentos mais utilizados para avaliar a dureza do material e aceitar as especificações a respeito das propriedades mecânicas dos materiais. O método é muito importante no controle de qualidade da produção (ref. [1]) Num ensaio de tração uma amostra é submetida a uma carga de tração gradativa é aplicada uniaxialmente ao longo do eixo mais comprido de um corpo de prova onde ocorre sua deformação até geralmente a sua ruptura, mostrado como exemplo na figura 1.1.
|[pic] |
Figura 1.1- corpo de prova, antes, durante e depois do ensaio
O ensaio de tração é um importante método para a determinação de vários parâmetros para a caracterização de um material, entre eles podemos citar a tensão máxima que esse material pode suportar quando submetido a tal carga, a tensão de escoamento (quando inicia a deformação plástica) e a tensão de ruptura (quando ocorre a ruptura do corpo de prova), alem de poder ser determinado as deformações elástica e plástica, a partir do gráfico característico desse ensaio (σ x ε) que determina a relação entre a tensão aplicada e o alongamento em uma amostra (corpo de prova) de um determinado material, conforme a figura 1.2.
Figura 1.2. Gráfico Tensão/Deformação
As curvas desse ensaio podem ser de dois tipos a curva de tração convencional e a curva de tração real. Na curva real considera–se a deformação e tensão instantânea, isso considerando deformação como variação da área da secção transversal, quando no caso na curva convencional considera-se como área da seção transversal a área inicial, resultando então na diferença dos comportamentos como observado na figura 1.3.