Fichamento a geografia da complexidade
LICENCIATURA INTEGRADA DE: HISTÓRIA E GEOGRAFIA
NÚCLE: ALENQUER
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
PROFESSORA: DEZIE CARNEIRA
ACADÊMICA: ANA MARIA REPOLHO
FICHAMENTO
ALENQUER – PARÁ – BRASIL
ABRIL/2012
ANA MARIA REPOLHO
FICHAMENTO
Trabalho apresentado como requisito básico para a obtenção de nota parcial na disciplina História do pensamento Geográfico ministrada pela professora Deize Carneiro.
ALENQUER – PARÁ – BRASIL
ABRIL/2012
FICHA DE CONTEÚDO
ANA MARIA REPOLHO
HENRIQUE. Luiz Ramos de Carvalho, Antônio José Teixeira Guerra: A Geografia da Complexidade: Aplicação das teorias da Auto-organização ao espaço Geográfico.
Ideia Central do Autor: A Complexidade do Espaço Geográfico.
1 – INTRODUÇÃO
As sociedades antigas e tribais lidavam com a incerteza por meio de rituais e de diálogos com deuses e forças invisíveis. Porém, mais do que nunca, nossa sociedade tem como meta a eliminação total das incertezas e o controle de todas as formas de concepção de natureza, seja a natureza humana, social ou natural (se é que ela ainda existe). A eliminação das incertezas, para nossa sociedade, tornou-se, nos últimos séculos, uma obsessão a partir da fé inconteste na tecnociêcia, envolta em uma aura redentora e que progressivamente será infalível, levando o homem à sociedade preconizada por Bacon.(p. 127)
Assim, em sua inerente dialética, o que hoje conhecemos como ciência exata e como filosofia se interconectou, percorrendo caminhos históricos que muitas vezes abraçaram e asseguraram o poder e o status quo a parcela da população, aproveitando-se do modo de produção capitalista que se associou diretamente às idéias cartesiano-newtonianas e baconianas, faceando assim a construção de patamares funcionais e sociais que auxiliaram o lucro e a segregação de classes e países. (p. 127 e 128)
*Dentro da mesma linha de percepção do real, aparentemente não apenas a economia e as outras