desenvolvimento sustentável resumo
CRÍTICA DA LINHA TÊNUE PARA O EFEITO GREENWASHING
1
Gisele Cristina Silva
Resumo
Este artigo analisa criticamente a linha tênue que precede o marketing ambiental e o marketing verde no que diz respeito ao efeito greenwashing. Para tal, objetiva-se com o presente estudo identificar, verificar e contextualizar os conceitos norteadores dos marketings traçando seus diferenciais estratégicos voltados para o enfoque da gestão ambiental e da sustentabilidade, analisando assim, quando se configura o greenwashing em ambiente corporativo. A pesquisa metodológica se caracteriza como teórico-bibliográfica e este artigo se justifica pela importância acadêmica e social que surge através da falta de conhecimento acerca deste assunto, sobre o qual existe um processo comunicativo exitoso a todos. Como resultado do estudo é possível inferir que a termologia que permeia os diversos tipos de marketing segue o mesmo tripé da sustentabilidade, sendo que eles somente se diferenciam por consequência dos autores que retratam sobre este assunto com termos diferente, entretanto, com os mesmos conceitos e diretrizes, voltadas para a responsabilidade socioambiental em questão.
Palavras-chaves: Marketing Ambiental. Marketing Verde. Greenwashing. Gestão
Ambiental e Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
O termo greenwashing, ou no Brasil “lavagem verde”, vem sendo utilizado erroneamente nas áreas de marketing das empresas, sendo configurado quando uma empresa privada ou pública acaba por propagar ao grande público as práticas ambientais positivas,
porém
tem
uma
atuação
contrária
aos
interesses
socioambientais que divulgam. Pois, trata-se do uso de conceitos ambientais para construção de uma imagem pública confiável que, no entanto, não condizem com a real gestão, negativa e causadora de degradação ao meio ambiente.
Portanto, tendo como problema de investigação visiona-se analisar de forma