Resumo desenvolvimento sustentável
RESUMO
INTRODUÇÃO
Assim como nos mostra a introdução, o desenvolvimento sustentável está ao nosso alcance, mas como fazer com que a conscientização seja tão grande quanto à palavra. De fato com a internet conseguimos chegar a vários conceitos, mas como saber se não se trata de algo real, ou apenas empresas querendo mostrar que estão cumprindo normas.
CAPÍTULO I
ANOS 60-70: A CRISE DO DESENVOLVIMENTO E O DEBATE ECOLÓGICO
O PROJETO DESENVOLVIMENTISTA E SUA CRISE
Houve um grande embate entre os anos 60 e 70. Como agregar o desenvolvimento tecnológico com o meio ambiente. Foram então criados os movimentos contra culturais e ecológicos, que não se conformavam com os danos e prejuízos causados ao meio ambiente.
As pessoas não entendiam que: do modo com que se abusava dos recursos naturais e não os renovavam, iam dando escassez dos recursos. Como no caso da primeira crise do petróleo nos anos 70.
Com a eterna competição entre os países, por não quererem ser taxados com economicamente e politicamente atrasados, e assim não pensando que mal fariam para serem reconhecidos como desenvolvidos.
E de nada valeu essa corrida para se tornarem países desenvolvidos, pois a crise ambiental e ecológica assolou o mundo.
Sim o desenvolvimento era necessário, mas como se desenvolver sem afetar o ambiente?
Estudos mostravam que com o crescimento da indústria, aumentava-se a poluição e diminuía os recursos naturais, e o que se esperava não acontecia. Que era a renovação da matéria prima, então o crescimento e a renovação andavam distantes. E com o desenvolvimento via-se também a desigualdade social, apenas uma minoria da população se beneficiava desse desenvolvimento, (como furtado, 1974 destacava em seu trabalho: “o mito do desenvolvimento econômico”.).
Já em 1973 surgiu o eco desenvolvimento, uma pesquisa global encomendada pelo clube de Roma ao Massachusetts. Institute of Tecnology (MIT) sobre a dinâmica da expansão humana no