Educação inclusiva
Título: A inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho
Objetivo: Compreender a importância da inclusão e de que forma ela se aplica aos Portadores de Necessidades Especiais, em especial no mercado de trabalho.
Justificativa: Porque atualmente as pessoas com deficiência tem conseguido cada vez mais solidificar seus espaços no mercado de trabalho e é fundamental que o administrador conheça todos os princípios que norteiam a admissão dessas pessoas especiais e saiba como interagir com as mesmas, não só no aspecto profissional, como no aspecto pessoal.
Quando falamos em inclusão, precisamos entender que não se trata exclusivamente do tratamento dispensado aos portadores de necessidades especiais, como muitos pensam. A inclusão possui como foco as pessoas, sejam elas ditas “normais” ou que possuem algum tipo de deficiência e, surgiu como uma ferramenta para ajudar a aparar as arestas que existiam e que ainda existem entre todas as classes sociais. Com programas criados pelo governo baseados na inclusão, é possível oferecer oportunidades a todas as pessoas, diminuindo o impacto que as desigualdades sociais provocam, possibilitando a elas competir de maneira mais igualitária em todos os aspectos da sociedade. Temos como exemplo disso a educação inclusiva, que procura ampliar a participação de todos, sejam crianças ou jovens, nos estabelecimentos de ensino regular, atendendo desta forma as suas necessidades educativas. Outro exemplo de inclusão é a inclusão digital que permite o acesso às tecnologias da informação, permitindo maior interação com a sociedade e uma visão mais atualizada do mundo. Falando particularmente dos portadores de necessidades especiais (PNEs), toda inclusão dita anteriormente também faz parte de sua vivência, todos os programas oferecidos são extensivos aos mesmos, pois a inclusão surgiu com o intuito de agregar valores, quebrar