Um olhar da inventta: como fomentar mais e melhor nas empresas?
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UM OLHAR DA INVENTTA
COMO FOMENTAR MAIS E MELHOR NAS EMPRESAS?
Formiga - MG
2011
Idéias centrais do autor:
A partir de sua experiência prática em consultoria para inovação, especialistas da Inventta nos mostram as principais características e iniciativas de uma empresa para que possa fomentar mais e melhor. Ou seja, compartilhando conhecimentos que adquiriram no cotidiano – procedimentos bem sucedidos e entraves que podem dificultar o trabalho –, buscaram responder, de forma geral, as principais dúvidas sobre captação de recursos e orientar os interessados sobre a melhor forma de fazê-lo.
Mostram as fases de maturidade das organizações, desde o momento em que ainda não sabem onde e de que forma obter recursos até estruturarem uma equipe própria e processos bem definidos na área, à medida que a empresa obtém experiência na captação de recursos, maior é sua necessidade de definir uma estratégia de inovação, consolidar parcerias com centros desenvolvedores de tecnologia e aproximar-se dos principais órgãos de financiamento à pesquisa e inovação tecnológica.
Principais conceitos:
Fases de maturidade
Fase operacional:
A empresa não está estruturada, ainda não possui um processo para guiar a captação de recursos, não sabe claramente qual é a sua estratégia de inovação e não possui capital próprio para investir em projetos de inovação tecnológica e está em busca de recursos de terceiros para aumentar o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento e os colaboradores ainda não estão capacitados.
O que estas empresas normalmente fazem é:
* Análise dos editais e chamadas públicas disponíveis no momento, verificando quais poderiam fomentar projetos de P,D&I na área de atuação da empresa;
* Análise do portfólio de projetos de P,D&I existentes, incluindo aqueles que já estão em execução;
* Estruturação dos projetos selecionados para aqueles editais que atendam a