Contabilidade
1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE 2
1.1 Histórico da Contabilidade 2
1.1.1 Teoria das Partidas Dobradas 3
1.1.2 Teorias da Contabilidade 4
REFERÊNCIAS 5
1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
1.1 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
A contabilidade nasceu na civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela.
A história da contabilidade encontra-se suas bases nas mais remotas idades, mais a dignidade cientifica só ocorreu quando as demais disciplinas também encontraram tal caminho, ou seja, isso a pouco tempo.
A história da arte, das matemáticas, da escrita e da contabilidade possui, portanto, pontos de estudos em comum.
Há mais de 2.000 anos , quando ainda era primitiva a civilização , mais já havia a indústria de instrumentos, como forma de uso de uma inteligência já desenvolvida, segundo Morgan, surgiram às observações do homem em relação as suas provisões que eram suas riquezas patrimoniais.
A origem da contabilidade esta ligada as necessidade de registro dos comércios, a indícios que as primeiras cidades comerciais eram de fenícios, a prática dos comércios era exercida nas maiores cidades da antiguidade. Naquela época as trocas e vendas dos comerciantes eram seguidas de simples registro ou relatório. À medida que homem adquiria mais dinheiro, o homem começou a se preocupar o quanto poderia render mais o seu dinheiro e qual a forma mais simples para fazer isso. Quando começou a aparecer as primeiras administrações particulares é que levou o homem a controlar o que não poderia ser feito sem o devido registro, afim que se pudesse prestar contas no final de tudo.
Na era medieval diversas modificações foram introduzidas pelo governo local e igrejas, mais é somente na Itália que surge o termo contabilità.
CONTABILIDADE NO MUNDO ANTIGO: teve inicio nas primeiras civilizações e vai até 1202 na era cristã.
CONTABILIDADE NO MUNDO MEDIEVAL: Período que vai de 1202 na era cristão até 1494 quando houve o surgimento das partidas dobradas.