resumo as QUESTÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
O mundo percorre uma fase fruto do desequilíbrio ambiental causado pela ação do homem em busca de suas conquistas civilizatórias no planeta Terra. Os recursos naturais foram vistos como utilidade de momento, e hoje chega ao esgotamento desses recursos, ao limite de sua sobrevivência, e à do próprio homem. A qualidade de vida humana passa então a estar diretamente associada ao desenvolvimento sustentável, preconizado internacionalmente como um recurso vital no tratamento do tripé: sociedade, economia e meio ambiente.
Essas alterações na biosfera global quando somadas, trazem impactos e conseqüências que devem ser reconhecidas e enfrentadas. E é essa nova percepção, num contexto global que passa a influenciar a visão da natureza.
O desenvolvimento da humanidade passa então a uma concepção sob o enfoque qualitativo. Surgindo o termo ecodesenvolvimento que obedece a três preceitos fundamentais a igualdade social, a prudência ecológica e a eficácia econômica A definição de desenvolvimento sustentável “é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades” .
O desenvolvimento sustentável por ser multidimensional provocou alterações em diversos campos de pesquisa e em meio a essa turbulência, incerteza, complexidade e divergência de posição está o indivíduo, ator e possuidor de sua cultura. A escolha entre uma ação e outra está em nossas mãos, a que será feita por 35 uma sociedade não sustentável ou por uma sustentável será a medida da nossa responsabilidade como seres morais.
RESUMO
Este artigo propõe-se a discutir a questão do desenvolvimento sustentável, os principais desafios à sua implantação, e evidenciá-lo como uma alternativa possível para a humanidade no sentido de minimizar os problemas socioambientais da atualidade. Os principais empecilhos relacionados à