atuaçao pedagogica inclusiva do professor na eduçao basica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
À formação dos professores vem ocupando grande espaço nos estudos de pesquisadores e profissionais da educação e, em especial, nos meios de comunicação do país. Há consenso em se enfatizar deficiências de formação docente e,como consequência, muitas dificuldades em suas atuações profissionais. Há algumas décadas, acreditava-se que depois de concluída a formação inicial, o profissional da educação estaria preparado para atuar pelo resto de sua vida laboral. Hoje a visão é outra, o mercado de trabalho exige pessoas cada vez mais capacitadas, preparadas e atualizadas para o exercício de suas profissões, especialmente no âmbito da educação, isso não poderia ser diferente.
2 DESENVOLVIMENTO
A busca por acabar com os altos índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar melhorando a qualidade do Ensino Fundamental no Brasil. O direito de todos a uma educação, já fora garantido em 1948 quando da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Plano Decenal a ideia central é reforçada no sentido de garantir o atendimento ao alunado com necessidades educacionais especiais com qualidade, mostrando que as:
Necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiência requerem atenção especial. É preciso tomar as medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo (BRASIL, 1993, p.75).
A este alunado é necessário o atendimento especializado quando sempre que possível for, e o cuidado com os planos, métodos e instrumentos apropriados para que o aluno possa integrar bem na escola e seja respeitado.
Declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e qualidade,