Tributario
Assunto: O peso dos impostos na sua empresa: como se planejar para diminuição dos custos.
Uma queixa constante dos empresários é a carga tributaria que incide sobre suas empresas. Em momentos de crise financeira não podemos nos esquecer do quanto esse tema influencia nas tomadas de decisões dos empresários para a redução do custo e na diminuição do impacto nos negócios.
O grande problema deste questionamento é a complexidade das normas tributárias causando dúvidas e erros. Não há uma coerência por parte da legislação, pois são dispersas e instáveis. Por esta razão uma má programação gera gastos desnecessários que podem descapitalizar a empresa, diminuir o capital de giro, ocorrendo, muitas vezes, a evasão fiscal como solução, porém esta é uma pratica totalmente ilícita, contraria a lei.
O tributo no Brasil causa grande impacto nas empresas e muitos se questionam o porquê de tanta carga tributaria impostas pelas três esferas de governo que representa importante parcela dos custos das empresas. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência a correta administração do ônus tributário. Na verdade, os tributos são pagos pelo consumidor que adquire o produto ou o serviço e as empresas apenas repassam ao Governo, exceto os tributos sobre o lucro das empresas. O custo tributário é um gravame empresarial que deve ser reduzido em prol da lucratividade do empreendimento. Como se sabe, os tributos são compulsórios, ou seja, independe da vontade do contribuinte, então como fazer para reduzi-los e adequá-los a nossa realidade financeira?
Procurar um profissional da área é o primeiro passo. A Elisão fiscal, ou seja, o planejamento tributário é um sistema de economia legal que evita custos excessivos para o empresário e tem como objetivo analisar, de forma preventiva, a redução do montante dos tributos, suas alíquotas ou redução da base de calculo a serem pagos com o estudo dos procedimentos fiscais, regimes de tributação, documentos, livros