Tribunal do juri
Um dos pontos negativo do Tribunal do júri, que talvez, seja o maior é participação determinante do povo, que muita das vezes são pessoas leiga na ciência do Direito, desconhecem conhecimentos específicos na área jurídica, despreparadas para ter uma enorme função que é julgar outra pessoa.
Os jurados dão o veredicto sendo o réu inocente ou culpado, se condenado for, só o que o Magistrado fará é elaborar a sentença de acordo com as leis penais e processuais penal, e as lê em plenário.
Deveria ser de fundamental importância que os jurados tenham no mínimo um conhecimento jurídico, pare que possam fazer um julgamento mais acertado e fundamentado nas leis penais e processuais penal.
Também é um ponto negativo para o Tribunal do Júri a influencia da mídia dentro do processo. O juiz de Direito com seu conhecimento jurídico e experiência tem mais facilidade para entender o que é colocado nos jornais e revistas com as realidades do processo tendo sua imparcialidade.
No Tribunal Popular a imparcialidade pede sua imparcialidade uma fez que tende a ter uma pré-condenação, principalmente nos casos de grade repercussão (como do goleiro Bruno e do casal Nardone). Como muitas das vezes os jurados são pessoas despreparadas juridicamente e emocionalmente, a mídia tem uma grande influencia para julgar o réu por antecipação, cria - se um sentimento de compaixão, medo, insatisfação, insegurança, que muitas vezes não são de toda verdade.
Hoje em dia a mídia tem uma enorme influencia no inconsciente das pessoas, criando a massificação de pensamentos. A mídia faz dessas informações um comercio, fazendo a violência um produto muito vendável por isso muito vinculada nos meios de comuniação.
Estes por vez ao