Treinamento de força em circuito na perda e no controle do peso corporal
Prof. João Paulo Limongi França Guilherme Dr. Tácito Pessoa de Souza Júnior Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS/UNIMES
Resumo
Muitos estudos têm sido feitos voltados para contribuir no combate a prevenção e diminuição do número de pessoas com excesso de peso corporal (gordura corporal). No qual o aumento do gasto calórico é fundamental. O treinamento de força em circuito pode ser um método de treinamento intermediário entre os exercícios com predominância aeróbia ou anaeróbia, que parece atender as pessoas com sobrepeso. Podendo ser um método mais intenso (com características mais anaeróbias) tendo uma maior presença do metabolismo aeróbio, contribuindo com um maior gasto calórico durante o exercício e na sua recuperação, através de um maior EPOC, totalizando em um maior gasto calórico durante as 24 horas do dia ao individuo.
Palavras-chave: treinamento de força, treinamento em circuito, aptidão física, emagrecimento.
Introdução
O excesso de peso corporal associado a um estilo de vida inativo representa uma das maiores ameaças à saúde dos indivíduos no mundo atual. Um dos grandes motivos para a instalação desta epidemia é a falta de atividade física (MATSUDO et al., 2002).
Os estudos acerca de qual exercício é o mais eficaz na redução de peso são muito contraditórios. Pesquisadores defendem os exercícios com maior predominância aeróbia (ACSM 2000a), enquanto outros defendem os exercícios com maior predominância anaeróbia (FLECK; KRAEMER, 2006; ACSM, 2002; WINETT; CARPINELLI, 2001). O ACSM (2000b) cita que todos os tipos de programas de exercícios podem contribuir.
Nos dias de hoje acredita-se que o emagrecimento acontece pelo gasto calórico total da atividade, no qual inclui a realização do exercício, bem como a sua
Revista Conexões v. 4, n. 2, 2006 32 recuperação orgânica. Devido a este novo conhecimento, passou-se a