Sommerhauzer
| Central de Cases 3
INTRODUÇÂO
Como em todas as manhãs do último ano, Nilton Sommerhauzer é o primeiro a chegar ao seu escritório, no centro de São Paulo. O profissional atua no setor da construção civil há cerca de
40 anos. Especificamente no segmento de revestimentos, em que atua sua empresa – a Sommerhauzer
Company –, Nilton já está há 35 anos. Sua empresa trabalha com produtos como pisos, forros, divisórias (sistema drywall), painéis e persianas, sendo que a maior parte desses produtos no mercado brasileiro é importada e, desde 2006, a China é o seu maior fornecedor, tendo ultrapassado a Alemanha.
O mercado e sua dinâmica são de domínio de Nilton. E o grande desafio dele, como empresário, é coordenar pessoas, tomar inúmeras decisões burocráticas, administrar o tempo, atender ás expectativas dos familiares, dos funcionários que, muitas vezes, são amigos, dos familiares que são também funcionários, tudo isso com uma empresa jovem e com market share relevante, já posicionada entre as 10 maiores importadoras do segmento.
UM NEGÓCIO DE FAMÍLIA
Cleo, a esposa do Nilton, em 2009, durante a graduação dela, apresentou como trabalho da disciplina de Empreendedorismo um plano de negócio para a Sommerhauzer Company. Segundo o SEBRAE, o plano de negócios é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais os passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, evitando cometê-los no mercado.
O trabalho de Cleo, entre outros aspectos destacava o layout, em que se define a distribuição dos diversos setores da empresa, de algumas áreas para mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis e, principalmente, das pessoas no espaço disponível. O layout é considerado