Contribuições da psicologia para educação a distancia
Luciana Vieira da Costa Ribeiro
Curso de Pós-graduação Metodologias e Gestão para EAD
Pólo de Jacareí, SP
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições da Psicologia para a educação a distância – EAD. Sendo a educação a distância – EAD uma nova forma de disseminar o conhecimento, o processo de ensino em EAD vai além das questões de espaço e tempo, envolvem sujeitos individualizados com questões afetivas que podem dificultar ou contribuir para sua interação neste processo. A Psicologia vem contribuir para o desenvolvimento da EAD ao considerar questões psicológicas que influenciam as relações, traz à tona o problema da interatividade dentro da tecnologia. As contribuições da Psicologia para a educação a distância são imensas, pois estas duas ciências se relacionam e se complementam. O presente estudo foi realizado, através de uma pesquisa exploratória e bibliográfica com a finalidade principal de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos. Por meio do levantamento do conhecimento cientifico acumulado sobre o tema, análise de artigos, foram analisadas as contribuições das teorias psicológicas para aplicação das metodologias da educação a distância.
Palavras- chave: Psicologia, Educação a distância, aprendizagem.
INTRODUÇÃO (O texto precisa ter parágrafos de 1,5 da margem esquerda. Já formatei, apenas faça o ajuste, apertando Tab!)
Com o crescimento da educação a distância, é importante refletir sobre os rumos da educação numa sociedade cada vez mais conectada ao mundo digital.
E refletir sobre os rumos da educação e da sociedade, estamos fundamentalmente falando de um processo de transformação do ser humano e de comportamentos.
Todo esse processo acaba gerando uma nova realidade na forma dos educadores atuarem e dos alunos responderem ao processo pedagógico, alguns com mais facilidade, outros menos.
Nesse sentido, refletir e analisar sobre