Resenha critica
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – IE
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESENHA CRÍTICA
ELAINE MARIA PEREIRA DIAS
Cuiabá/MT
Out/2010
ELAINE MARIA PEREIRA DIAS
RESENHA CRÍTICA
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Libras sob a orientação da Prof. Suammy Priscila Rodrigues , como exigência parcial para a obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Cuiabá/MT
Out/2010
RESENHA CRÍTICA DO FILME: BLACK
O filme mostra Michele, uma menina que nasceu surda e cega. Seus pais não sabiam como lidar com sua deficiência, ela vivia realmente em uma “escuridão”. Até aparecer em sua vida um homem, um professor, que estava disposto a transformar aquela menina, que vivia praticamente como um animal, comendo com as mãos em uma verdadeira senhorita.Queria trazer “luz” para a vida dela.
O professor usava métodos até um pouco agressivos para tentar educar a menina,mas acredito que era a única maneira de chamar a atenção dela pois a mesma não enxergava e nem ouvia.
Um professor em minha opinião deve agir como o personagem do filme, educar com firmeza, mas sempre com muito amor e afeto.
Michele sofria de surdocegueira que é a incapacidade total ou parcial de audição e visão, simultaneamente.
O portador de surdo-cegueira não pode ser assemelhado nem a um surdo nem a um cego, pois constitui um caso bastante particular. São distinguíveis quatro graus de surdo-cegueira:
*existência de um resíduo auditivo e de um resíduo visual
*surdez total e resíduo visual
*resíduo auditivo e cegueira total
*surdez e cegueira totais
O grupo mais numeroso de surdocegos é composto por pessoas com 65 anos ou ainda mais idosas, que adquiriram a deficiência sensorial