traumas em cirurgia
Unidade II
Classificação das Lesões Traumáticas dos Dentes e Estruturas de
Suporte
Classificação das fracturas dentoalveolares segundo Andreasen
- Cominução da cavidade alveolar. Geralmente está associada à luxação intrusiva lateral do dente. A intensidade e a direcção da força resultante do trauma irão determinar o tipo de compromisso do dente.
- Concussão – Lesão que ocorre no dente mas sem deslocá-lo. O impacto pode provocar hemorragia e edema no interior do ligamento periodontal e dor à percussão do dente na direcção horizontal e vertical. O suprimento vascular da polpa geralmente não é afectado no momento do trauma, mas, pode evoluir a necrose pulpar.
Clas. das Fract. Dentoalveolares (continuação)
- Subluxação – ocorre quando há lesão sobre as estruturas que suportam o dente no alvéolo, com mobilidade do dente. Há presença de sangue no sulco gengival.
O tratamento da concussão e subluxação consiste no alívio das interferências oclusais e dieta líquida durante duas semanas. A imobilização pode ser indicada somente para dar alívio ao paciente.
Clas. das Fract. Dentoalveolares (continuação)
- Luxação intrusiva – é o deslocamento do dente para dentro da cavidade alveolar com lesão da polpa e das estruturas de suporte.
As radiografias mostram o dente deslocado na direcção apical, com diminuição ou perda do espaço periodontal. Nem sempre os dentes são sensíveis à percussão.
O tratamento da intrusão dos dentes permanentes depende do estágio do desenvolvimento da raiz. Os dentes com a raiz parcialmente formada tendem a retornar à posição de origem. Se não ocorrer a re-erupção, o dente deverá ser traccionado gradualmente com recurso a meios ortodônticos.
Clas. das Fract. Dentoalveolares (continuação)
- Luxação extrusiva – é o deslocamento do dente para fora do alvéolo e mantido somente pelas fibras gengivais.
O tratamento consiste na recolocação através de pressão digital no bordo incisal do dente em direcção apical lentamente e imobilização