respiração
Fisiologia da Respiração: O oxigênio presente no ar entra pelas fossas nasais, onde é filtrado, e pelo caminho mais longo, vai ser pré-aquecido, passa pela faringe (passagem comum de ar e alimento), que vai para laringe onde se encontra as pregas vocais, que passa para a traqueia que se encontra o muco que faz a refiltragem do ar. Vai para os brônquios e entra nos bronquíolos , chega aos alvéolos pulmonares onde ocorre a troca gasosa.
Troca Gasosa: O oxigênio capturado do ar sai dos alvéolos e vai para o sangue; o gás carbônico sai do sangue e vai para os alvéolos. O oxigênio que entra no sangue combina-se com uma proteína, a hemoglobina, presente na hemácia ou glóbulo vermelho, Forma-se então a oximonglobina, que leva o oxigênio para todos os tecidos do corpo. O sangue venoso volta para o capilar , sai do capilar e entra no alvéolo e é eliminado pela respiração.
Descubra Mais:
Sistema respiratório em Ação: O Sistema respiratório capta do ar o oxigênio e remove do corpo o gás carbônico. Essa troca ocorre nos pulmões, quando expiramos e inspiramos. A respiração ocorre com a ajuda do diafragma e dos músculos das costelas.
Inspiração: Na inspiração normal, o diafragma se contrai e se achata, fazendo pressão para baixo. Assim o volume torácico aumenta e assim deixando a pressão do corpo interna do corpo menor que a externa. E por causa disso o ar desce da traqueia até o pulmão muito rapidamente.E assim o ar inspirado contém 21% de oxigênio e 0,04% de dióxido de carbono.
Expiração: Ocorre o relaxamento do diafragma e o seu curvamento pra cima, isso reduz o volume do tórax, tornando a pressão interna do corpo maior que a externa.Então o ar é liberado dos pulmões e sai pelo nariz. Sistemas Relacionados:
O Sistema Circulatório: Absorve o oxigênio de quando inalamos e expiramos e também deposita um produto