A respiração
Processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circundante e soltam dióxido de carbono. O termo respiração é utilizado também para nomear o processo pelo qual as células liberam energia, procedente da combustão de moléculas como os carboidratos e as gorduras. O dióxido de carbono e a água são os produtos que resultam deste processo, chamado respiração celular, para distingui-lo do processo fisiológico global da respiração. Para maiores informações sobre a respiração nas plantas.
Função de importância vital para todos os seres vivos, a respiração dos animais consiste numa troca de oxigênio por gás carbônico entre a atmosfera e o sangue que circula nos diferentes organismos. Graças a esse fenômeno, as células recebem o oxigênio indispensável à queima dos alimentos necessários ao fornecimento da energia que mantém os animais vivos.
O processo da respiração
O sangue contém pigmentos respiratórios, que são moléculas orgânicas de estrutura complexa, formadas por uma proteína e um grupo prostético que contém ferro.
O pigmento respiratório mais comum é a hemoglobina, presente no sangue de quase todos os mamíferos e que se caracteriza por possuir uma forte afinidade pelo oxigênio. A hemoglobina se une ao oxigênio nos capilares dos órgãos respiratórios, as brânquias e os pulmões. Quando o sangue oxigenado chega aos tecidos, a hemoglobina libera oxigênio.
O processo de respiração é regulado por um centro nervoso existente no bulbo (controle nervoso) e pela carótida e aorta (controle químico).
Dependendo da espécie de animal, a troca de oxigênio por gás carônico é feita pelos pulmões, brânquias, ou através da pele. Nos seres que respiram pelos pulmões, o ar é admitido e expulso do organismo mediante a ação de músculos especiais que se relaxam e se contraem permanentemente.
Respiração humana
Nos seres humanos e em outros vertebrados, os pulmões se localizam no interior do tórax. As costelas, que formam a