Raios
O que é calor?
Numa definição mais específica de calor em Termodinâmica, calor é a quantidade que escoa através das fronteiras de um sistema durante uma mudança de estado, em virtude de uma diferença de temperatura entre o sistema e suas vizinhanças, e escoa de um ponto à temperatura mais alta para outro à temperatura mais baixa. Em termos moleculares, calor é a transferência de energia que se aproveita do movimento caótico das moléculas.
O que é luz visível?
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores. A camada da atmosfera terrestre funciona como se fosse um filtro e por isso, vários espectros da radiação eletromagnética são filtrados. Além da luz, atravessam a radiação infravermelha (700nm) e os raios ultra-violeta (400nm).
A figura abaixo mostra que quanto menor o comprimento da onda, maior é o número de vezes que ela se repete na unidade de tempo. Essa informação sobre o fenômeno ondulatório chama-se freqüência e a unidade é o hertz (Hz). Mostra também que o espectro da luz visível quando decomposto apresenta ondas com diferentes comprimentos e que correspondendo às cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul e violeta). As cores mais quentes (amarelo ao vermelho) tem menor comprimento de onda e as mais frias (verde ao violeta), menor comprimento. Lembrando-se de que a a luz é energia radiante, quanto menor o comprimento da onda maior será a freqüência e maior será a quantidade de energia.
O que é Raio X?
Todo mundo tem um tubo de raios catódicos em casa, dentro de seu aparelho de televisão. Quem inventou esse tubo e produziu os primeiros raios catódicos foi o inglês Willian Crookes, nos anos 70 do século passado. A "ampola de Crookes" é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contem duas placas metálicas