Respiração
Respiração é o fenômeno que possibilita a troca gasosa, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético.
A respiração liga-se intimamente à atenção, pois é difícil a concentração em qualquer atividade quando estamos fortemente resfriados, para as crianças com problemas respiratórios torna-se difícil prestar atenção as atividades escolares.
As atividades motoras, as brincadeiras e os jogos deveriam ser estimulados a fim de melhorar suas condições respiratórias, por isso existem algumas limitações para atividades físicas quando as crianças são sensíveis a determinados microorganismos presentes, como em recintos fechados e empoeirados, colchões. Mas não há razão para o afastamento das crianças das aulas, pois geralmente os locais onde os jogos acontecem são pátios abertos.
As atividades poderão proporcionar o conhecimento das vias respiratórias nasal e bucal e todas as suas possibilidades, dos tipos de respiração torácica e abdominal e das fases da respiração inspiração, apnéia e expiração.
Relaxamento
Relaxamento é o momento de aliviar as pressões mental e emocional, ou seja, a descontração da musculatura voluntária. Quando algumas crianças estão com o corpo cansado por excesso de atividade, ou até por falta desta, ficamos com pouca energia e disposição.
A prática de esportes, jogos ou exercícios físicos não é suficiente para chegar a um equilíbrio da mente e do corpo. A melhor maneira de conseguir isso é através do relaxamento.
O relaxamento pode ser feito praticando-o em qualquer momento e lugar. É um estado de esvaziamento em que nos conscientizamos das nossas emoções e pensamentos.
Os processos de relaxamento são essenciais para a busca da harmonia e dos equilíbrios físico, emocional e mental. Deveria ser praticado diariamente, mesmo na ausência de esforço físico, por ser uma atividade que agrega muito valor à vida humana.
Um trabalho de relaxamento envolveria os seguintes aspectos:
•