respiração
Como funciona a respiração humana
Esse intercâmbio se realiza nos pulmões, particularmente nos alvéolos, e o sangue é o veículo encarregado de transportar os dois gases entre os pulmões e as células.
O sangue chega aos pulmões através das duas ramificações da artéria pulmonar, que procede do ventrículo direito do coração; este sangue foi coletado em todo o organismo pelo sistema venoso e introduzido no coração pelas veias cavas.
Uma vez nos pulmões, a artéria pulmonar direita e a artéria pulmonar esquerda dividem-se, primeiro em pequenas ramificações arteriais e, depois em capilares que rodeiam os alvéolos.
Quando o sangue circula por estes capilares, cede o gás carbônico que contém, que passa aos alvéolos e é eliminado na respiração; ao mesmo tempo, o oxigênio que se encontra nos alvéolos é captado pelo sangue.
Uma vez enriquecido por este oxigênio, o sangue volta ao coração através das veias pulmonares e dali distribui-se à circulação geral do organismo através da artéria aorta.
Para que o ar possa entrar e sair dos pulmões é preciso que estes se movam. Contudo, os pulmões são órgãos passivos aos quais a caixa torácica imprime movimento através dos músculos intercostais e diafragma, que são os verdadeiros elementos ativos da respiração.
Inspiração e expiração
Os movimentos respiratórios são dois: a inspiração e a expiração. No movimento inspiratório, a caixa torácica se desloca para frente e para cima e o diafragma desce, ao mesmo tempo em que os pulmões se dilatam e o ar penetra em seu interior. No movimento expiratório, que é passivo, a caixa torácica desce e o diafragma relaxa, ao mesmo tempo em que o ar é expulso para fora.
Frequencia respiratória
A frequencia respiratória ou número de respirações por minuto é regulada por impulsos nervosos que procedem do centro