Hidroelétricas
A energia elétrica é muito importante nos dias de hoje, pois é ela que proporciona o conforto, bem estar, segurança e lazer para a sociedade. A energia permite o funcionamento de bancos, hospitais, indústrias, escolas, semáforos e todo o sistema de comunicação; portanto é impossível imaginar a vida moderna sem ela.
Produção de energia elétrica
A produção de energia elétrica é feita basicamente a partir de usinas hidreléticas, termelétricas e nucleares (ou atomoelétricas).
As hidroelétricas produzem eletricidade através do aproveitamento da energia potencial liberada pela quedas-d'água formadas pela construção de barragens em trechos onde, originalmente, o leito do rio apresentava desníveis.
Sua implantação em geral tem custo elevado e nem sempre é possível em áreas próximas aos mercados consumidores, o que implica encarecimento do transporte da energia. Também apresenta como problema a inundação de áreas gigantescas, quando se opta por grandes hidroelétricas; problemas estes que não desmerecem o fato da hidreletricidade ser uma forma limpa e renovável de obtenção de energia.
Nas termelétricas, os geradores são acionados por aquecimento obtido da utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Como elas podem ser instaladas perto dos mercados consumidores, como regra, o custo de transmissão da energia elétrica produzida é inferior ao das usinas hidrelétricas.
Usina termelétrica de Uruguaiana (RS).
Nas usinas nucleares, por sua vez, os geradores são movidos por aquecimento obtido de minerais atômicos, como o urânio e o tório. São as mais problemáticas em termos de localização, devido ao grande risco existente em sua operação.
Apesar de envolverem altos