Hidroelétricas
OBJETIVOS 05
APRESENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DAS HIDRELÉTRICAS 06
TEORIA 09
CÁLCULOS E RESULTADOS (GRAFICOS) 14
CONCLUSÕES 19
BIBLIOGRAFIA 20
INTRODUÇÃO
O objetivo é relatar/praticar as atividades estudadas em sala de aula referente ao exercício escolar, abordando conceitos de probabilidade e regressão linear apresentando, teoremas, cálculos e resultados.
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo estimular a pratica de assuntos estudados neste simestre letivo utilizando uma série histórica de vazões afluentes médias mensais naturais dos postos hidrológicos com aproveitamento hidrelétrico no Brasil. Utilizado de métodos probabilísticos, estimando as vazões afluentes médias mensais com as equações de regressão.
Apresentação e localização das Hidrelétricas
Usina Hidrelétrica de Tucuruí
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidroelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí (a cerca de 300 km ao sul de Belém), no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW.
Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira. (A usina de Itaipu tem potência instalada maior, 14.000 MW, mas é dividida entre o Brasil e o Paraguai.) Seu vertedouro, com capacidade para 110.000 m3/s, é o segundo maior do mundo. A construção foi iniciada em 24 de novembro de 1974. A usina foi inaugurada em 22 de novembro de 1984 pelo presidente João Figueiredo com capacidade de 4000 MW, ampliados em meados de 2010 para 8.370 MW. A usina atende principalmente a demanda residencial e industrial nos estados de Pará, Maranhão e Tocantins, e complementa também a demanda do resto do país. Uma eclusa e um canal de 5,5 km possibilita a navegação fluvial entre Belém e Santa Isabel.
Usina Hidrelétrica de