Trabalho sobre o designer Alexandre Wollner
Este projeto foi realizado baseado na vida e obras do designer Alexandre Wollner, visando trabalhar suas contribuições à história do design brasileiro, seu contexto histórico, além da análise de suas principais produções.
A primeira parte do trabalho refere-se à biografia do designer, seu perfil, suas características em relação aos projetos e como estes o influenciaram na construção do design brasileiro.
A parte seguinte relata o contexto histórico, tanto o brasileiro como o internacional, o início do design no Brasil e os fatores que influenciaram o futuro profissional de Alexandre Wollner.
Ao final, é feita a análise de seus principais trabalhos, o desenvolvimento e a pós-produção destas no contexto histórico brasileiro.
PERFIL DO ARTISTA
Alexandre Wollner nasceu em 1928 em São Paulo. Filho de pais imigrantes de origem Iugoslava.
Seu pai era sócio de uma gráfica em 1931-32 e foi nesta época, aos 4 anos de idade, que surgiu curiosidade pelo ambiente gráfico. Depois, seu interesse pelo desenho manifestou-se ao tentar imitar manualmente as manchas de jornais, revistas e livros, além dos desenhos de seu pai. Mais tarde atuou como mensageiro da gráfica, aos oito anos, e foram essas experiências que ficaram retidas e depois se manifestaram quando Wollner escolheu sua profissão.
Na sua adolescência, procurava sempre por revistas importadas, americanas, atraído por suas ilustrações e fotografias. Paul Rand e Alexey Brodovitch, dois artistas em grande evidência na década de 40, atraíram seu interesse de maneira especial, e Wollner considera-os como mestres e condutores no seu interesse em torno da comunicação visual.
Foi em 1950, aos 22 anos, que o designer entrou no curso de iniciação artística do IAC (Instituto de Arte Contemporânea) do MASP, criado por Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e o arquiteto suíço Jacob Ruchti. Foi ai que Wollner começou a se conduzir à sua vida profissional. Em uma exposição