Trauma renal
Os Rins
Os rins são órgãos pares, com formato de feijão e sólidos; estão situados profundamente no abdome e são protegidos, posteriormente, pelos músculos das costas e, anterior e lateralmente, pelas costelas. Eles são separados da porção anterior do abdome pelos órgãos do trato gastrintestinal. A função principal do rim é eliminar do corpo substâncias tóxicas produzidas no organismo (formando a urina), mas, também tem papel importante na regulação da pressão arterial e na produção de células sanguíneas.
Que tipos de trauma podem ocorrer e o que eles podem causar?
O trauma fechado (aquele em que não há penetração de alguma coisa no corpo, como em uma batida) geralmente é causado por uma desaceleração brusca do corpo humano; essa desaceleração acontece em acidentes de automóvel, quedas ou pancadas. Desacelerações ou fortes pressões podem impulsionar os rins contra as costelas, contra as vértebras, contra o volante, contra o painel do automóvel ou contra qualquer outra estrutura. A desaceleração brusca pode, ainda, tensionar a artéria que irriga o rim, ferindo uma de suas camadas internas, o que causa trombose nesta artéria (a não ser que o tratamento seja imediato).
No trauma penetrante (em que há entrada de alguma estrutura no corpo, como em uma facada ou um tiro), o objeto penetrante causa danos diretos aos tecidos do rim, às estruturas que produzem e drenam a urina e aos vasos.
Quais são os sinais e sintomas de trauma renal?
Os sintomas e sinais, no geral, variam de acordo com as lesões que ocorreram em outros órgãos. Falando especificamente dos rins, o sinal que mais indica uma lesão renal é a presença de sangue na urina (hematúria) após o trauma; a hematúria pode ser visível a olho nu ou somente visualizável com microscópio. Comumente, não há relação entre a intensidade da hematúria e a extensão da lesão renal.
Como é feito o diagnóstico?
Uma vez que o médico suspeita da existência de uma lesão renal (pela hematúria, pela região