Trato Social
É sabido que a vida em sociedade necessita de regras para que o homem venha viver em um ambiente protegido pelo direito e pela segurança em sua liberdade. Em vários meios da sociedade é preciso ter regras impostas pelo direito, moral e costumes, embora, em todas as categorias da vida humana somente o direito possui o poder de implantar uma pena para o indivíduo que comete um erro.
Podemos imaginar, se o homem vivesse em uma sociedade e fizesse justiça com as suas próprias mãos, a sociedade viveria em uma grande desordem e por isso cedemos parte da nossa liberdade individual para que o estado venha cuidar dos interesses gerais da sociedade. Então mediante a isso podemos dizer que o Direito não deve refletir interesses individuais, mas sim interesses de toda a coletividade, que muitas vezes colidem com os interesses individuais.
Assim podemos concluir que as regras impostas pelo direito repercutem na formação cultural de um grande grupo de pessoas, não é baseado em um interesse individual e sim no interesse para o bem de toda a sociedade. E para que esses grupos de pessoas vivam em harmonia, é necessário que o Estado como detentor de regular essas relações conflituosas, crie normas de prevenção e segurança.