Etapas da revolução francesa
O presente trabalho fala sobre a revolução Francesa, as 4 etapas desta revolução, politicas expansionistas do Napoleão Bonaparte, a derrota da Franςa e o fim do Império napoleónico, Congresso de Viena e a importância da Revolução Francesa.
A Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “ Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, frase de autoria de Jean-Nicolas Pache.
Com o decorrer do trabalho iremos desenvolver melhor.
1. Etapas da Revolução Francesa
1.1 1ª Etapa - A Assembleia Nacional Constituinte (1789-1791)
No princípio da revoluςão distinguiam-se duas realidades que os revolucionários não deviam ignorar. Por um lado estavam os camponeses pobres, sujeitos a servidão, para quem o fim da monarquia absoluta devia significar a melhoria das suas condições de vida, daí que na primeira quinzena de julho atacassem e pilhassem os castelos feudais.
Por outro lado, com o fim da monarquia, a burguesia aspirava poder politico e autoafirmar-se como classe economicamente mais forte, e por isso inquietava-se com as manifestações no campo, receando uma revolução popular.
Foi na sequência desta situação que a Assembleia Nacional Constituinte, vendo o perigo que representavam os levantamentos rurais para a revolução decidiu, para acalmar os ânimos dos camponeses, tomar uma serie de medidas revolucionárias:
A abolição da servidão e de todos os direitos feudais (corveias, justiça senhorial, dízima que era paga ao clero, etc.);
A nacionalização dos bens do clero e da nobreza;
As aprovações da Constituição civil do clero, com este decreto os membros do clero tornavam-se funcionários do Estado e passavam a ser eleitos por assembleias próprias;
A promulgação da