25465371465

2206 palavras 9 páginas
1.Introdução
Você sabe há bastante tempo que vive em sociedade, que divide o mesmo espaço geográfico com muitas outras pessoas e que fala a mesma língua e divide o mesmo gosto por futebol; no entanto, pode ser que, até o momento, não se tenha dado conta plenamente de como a sociedade também vive em você.
A Sociologia surgiu com a intenção de entender essa dinâmica, de compreender os elementos que nos tornam parte de uma sociedade e como essa convivência com tantas outras pessoas nos afeta como indivíduos.
2. Uma Bússola Sociológica
Para iniciar o estudo da sociedade, a sociologia se coloca algumas questões primordiais, ou seja, questiona o funcionamento de nosso cotidiano:
Por que as coisas acontecem no mundo? Fatores físicos ou emocionais? As coisas sempre foram como são hoje, ou poderiam ser diferentes? :
Se somos indivíduos únicos, por que compartilhamos com tantas pessoas os mesmos gostos musicais (funk, axé, rock, pop, etc.), os mesmos hábitos alimentares (arroz e feijão, pizza, hambúrguer, etc.), a mesma religião (cristianismo), entre outras coisas?
O que faz com que as pessoas obedeçam às regras ao invés de fazerem sempre o que quiserem? Podemos mudar a sociedade?
3. Sociologia – O Conceito
De maneira geral, para a sociologia as causas do comportamento humano baseiam-se principalmente nos padrões de relações sociais que nos rodeiam e permeiam.
As ações humanas não são fruto de simples escolhas individuais; existe uma ordem social influenciando as ações de cada indivíduo. Ou seja, suas escolhas diárias são fruto de um condicionamento social, uma espécie de adestramento social [1] para que possamos viver em sociedade.
Para compreendermos melhor estas e outras questões sobre o comportamento humano, precisamos buscar respostas na Sociologia.
A Sociologia oferece uma perspectiva única para analisar os problemas
Sociologia é o estudo sistemático do comportamento humano em seu contexto social. Ou seja, é o estudo que investiga as razões de nos

Relacionados