A revolução francesa e industrial
A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
É considerada o mais importante acontecimento da história daquela época. Inspirada pelas ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das ideias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
IMPACTO
A revolução Francesa foi, de facto, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente. Metade dos sistemas legais e políticos do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. Países tão afastados de 1789, como o Irã islâmico e fundamentalista, são Estados nacionais territoriais estruturados no modelo trazido do mundo pela Revolução Francesa, junto com muito de nosso vocabulário. A revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. O seu lema permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou, palavrinhas essa que aparecem no Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
Revolução Industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor