tio vania
Personagem - Ivan Petróvitch Voynitski
Caixa da Vida
A personagem Ivan, é um homem que percebe ter desperdiçado a vida, com um amor não correspondido e que acaba ainda mais infeliz, condenado a dias rotineiros e vulgares, sem sonhos nem esperança.
Vive num terreno rural, dá-se conta que aos seus quase cinquenta anos, não viveu realmente a vida, mas um papel irrelevante. E teve a prova disso quando chega a propriedade o seu irmão, o escritor Serebriákov e a sua jovem mulher
Helena, pela qual tem uma paixão. Deste modo, Ivan vê-o com frustração e certa inveja, por achar Serebriákov esta acima de si, culturalmente e socialmente, e até mesmo no sucesso na relação com Helena. Serve para culpar de toda a triste situação onde se encontra, e desaprova que tenha trazido o ócio, a inacção e a apatia a casa onde vive.
Esta constantemente a referir a sua luta por uma causa que ninguém valoriza a da propriedade da família acha-se um homem vulgar que nunca conseguiu grandes coisas na vida, e uma delas Helena, sente ciúmes e entende que tem uma obsessão que o torna ainda mais autodestrutivo. No entanto, essa atracção é inicialmente correspondida, pois Helena não se sente feliz e consola-se em Ivan, como escapatória ao marido, mas que depois se sente culpada e volta a sua fiel vida.
Durante toda a peça, a rejeição perante toda a gente que o rodeia leva o a criticar a natureza miserável da vida das outras personagens, apontando os defeitos de todos, mas nunca os seus, talvez como forma de se valorizar um pouco. Torna-se tão insuportável que chega ao ponto de tentar matar o irmão, sendo este o seu pior momento, sentindo-se na miséria e humilhando.
No final, cai na depressão e na loucura, chegando mesmo a tentar matar-se, sentido o terror de ter que passar o resto dos anos no vazio, não encontra paz nem consolo em ninguém. Permanece amargurado, agarrado ao que sempre teve, a rotina, mas que apesar de tudo fica a espera de uma nova