Константин Сергеевич
“ Como toda Arte, o Teatro deve aprofundar a sua consciência, refinar seus sentimentos, elevar o nível de sua cultura, quando o espectador sai do teatro, deve ser capaz de olhar a vida e seu tempo com uma percepção mais profunda do que quando entrou.” K. Stanislavski
Константин Сергеевич Станиславский
- Constantin Siergueieivitch Alexeiev, Moscou, 5 de Janeiro de 1863.
- Constantin Stanislavski, Moscou, 7 de Agosto de 1938.
Stanislavski e Realismo:
No teatro, o realismo nem sempre se distingue com clareza do naturalismo. Esses rótulos tem em comum a vontade de duplicar a realidade através da cena, imitá-la da maneira mais fiel possível. O meio cênico é reconstituído de modo a enganar sobre sua realidade. Os diálogos se inspiram nos discursos de determinada época ou classe socioprofissional. O jogo do ator torna o texto natural ao máximo, reduzindo os efeitos literários e retóricos pela ênfase na espontaneidade e na psicologia.
REALISMO:
- Forte influência da literatura de Gustave Flaubert (França).
- Romance documental, apoiado na observação e na análise.
- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar.
- Volta-se para a psicologia, centrando-se mais no indivíduo.
- As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social.
- O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.
NATURALISMO
- Forte influência da literatura de Émile Zola (França).
- Romance experimental, apoiado na experimentação e observação