gatos
Nina, uma personagem da peça foi baseada em Lika Mizinova, amiga e inspiradora de Tchekhov. E Trigórin, outro personagem, foi baseado em Ignatij Potapenko, um escritor russo que já teve um relacionamento amoroso com Lika.
Em 1986, A Gaivota foi encenada pela primeira vez, no teatro Alexandre, em São Petesburgo e a peça foi vaiada. Porém, dois anos depois, a peça foi encenada pela segunda vez por Stanislavski e Nemirovitch Dantchenko e então foi um sucesso, sendo sucedida por outras apresentações. No Brasil, a peça já foi interpretada por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso e entre outros.
A peça foi a primeira grande obra de Tchekhov, seguida por Tio Vania, As Tres Irmas e o Jardim das Cerejeiras que impulsionaram o recém-fundado teatro de arte de moscouA gaivota é uma peça de teatro do dramaturgo Anton Tchekhov composta em quatro atos. A peça foi considerada pelo próprio Tchékhov como uma comédia sobre vidas frustradas, submissas à deterioração social em que se encontrava toda a Rússia, mas muitos a veem como drama ou tragédia. Tchekhov começou a escrever a peça em 1895, porém quando a leu para alguns amigos e diretores, um diretor disse que a peça não era para os palcos. Então o dramaturgo a reescreveu e em 1896 a censura deu permissão.
Nina, uma personagem da peça foi baseada em Lika Mizinova, amiga e inspiradora de Tchekhov. E Trigórin, outro personagem, foi baseado em Ignatij Potapenko, um escritor russo que já teve um relacionamento amoroso com