Gatos
O gato doméstico é um animal de estimação do grupo dos mamífero e existem muitas raças.
Os gatos geralmente pesam entre 2,5 e 7kg e vivem até aos 15/20 anos de idade. O gato mais velho atingiu os 36 anos. Os gatos domésticos têm uma expetativa de vida aumentada quando não saem pelas ruas, pois isso reduz o risco de ferimentos ocasionados por brigas e acidentes. A castração também aumenta significativamente a expetativa de vida desses animais, uma vez que reduz o interesse do animal por fugas noturnas . Os gatos possuem trinta e dois músculos na orelha e movimentam cada orelha independentemente uma da outra. Dormem acima da média da maioria dos outros animais, sobretudo à medida que envelhecem. A duração do período de sono varia entre 12–16 horas, sendo de 13–14 horas o valor médio. O gato doméstico costuma dormir durante a maior parte do dia para conservar sua energia.
A sua temperatura varia entre os 38º a 39º C.
Um adágio popular diz que os gatos caem sempre de pé. Geralmente, o ditado corresponde à realidade, pois, durante a queda o gato consegue, por instinto, girar o corpo e prepará-lo para aterrar em pé, utilizando a cauda para dar equilíbrio e flexibilidade.
Assim como a maioria das espécies de mamíferos, os gatos são capazes de nadar. No entanto, só o fazem quando extremamente necessário, como em caso de queda acidental na água.
Os gatos recém-nascidos bebem leite, os jovens e adultos alimentam-se de rações ou então restos de comida