segurança na indústria automobilistica
Nome: André Avelino, Eduarda Sendrete, Thays de Paula e Victor Valim
Turma: TST-22
Matéria: Analise e Gerenciamento de Riscos
Professora: Fernanda
Introdução da Indústria Automobilística no Brasil:
A indústria automobilística brasileira vem passando por várias configurações desde o seu surgimento no início do século XX. Primeiro através da importação direta de automóveis, passando pelo CKD (Completely Knocked Down) e chegando aos dias atuais com a necessidade de implementação do SCM como forma de buscar competitividade global (CARMO e HAMACHER, 2001). O desenvolvimento e a aplicação dos conceitos do gerenciamento da cadeia de suprimentos apresentam grande crescimento nas indústrias automobilísticas devido ao alto nível de competitividade existente nesta atividade e ao seu pioneirismo na implantação de inovações tecnológicas e gerenciais dentro do ramo industrial (PIRES, 2004). Nesse sentido, a mensuração de desempenho é uma das mais importantes técnicas a serem utilizadas para verificar se os objetivos estabelecidos pela empresa estão sendo realizados e concretizados.
Introdução da Indústria Automobilística no EUA:
O Estado americano de Michigan, conhecido pela sua indústria automobilística, quer elevar sua competitividade internacional com a ajuda de empresas brasileiras. O vice-governador de Michigan, Brian Calley, está visitando o Brasil em busca de investimentos privados locais à sua região.
Calley disse que o aumento da integração produtiva entre as Américas do Norte e do Sul é benéfico aos dois continentes, especialmente em indústrias de alto valor agregado. “Precisamos de parcerias em todas as regiões importantes do mundo, e uma cadeia de suprimentos que chega à América do Norte via América do Sul, referente às indústrias automobilística e aeroespacial, tornará nossos continentes mais fortes.”
A indústria automobilística é a mais desenvolvida, mas há oportunidades de investimento em