Revolução francesa
Revolução francesa
A Revolução Francesa foi uma revolta do povo, o objetivo dos revolucionários era trazer uma mudança radical à cultura francesa, incluindo as instituições políticas, costumes, uso da velha ordem foi uma revolta contra o status e as tradições profundamente enraizadas. O conflito foi um profundo derramamento de sangue acompanhado por um reinado de terror.
Abolição do Antigo Regime representado pelo absolutismo e o mercantilismo e a consolidação da burguesia no poder.
A Revolução Francesa significou o fim da monarquia absoluta na França.
O fim do antigo regime significou, principalmente, a subida da burguesia ao poder político e também a preparação para a consolidação do capitalismo. Mas a Revolução Francesa não ficou restrita à França. suas idéias espalharam-se pela Europa, atravessaram o oceano e vieram para a América latina, contribuindo para a elaboração de nossa independência política. Por esse seu caráter ecumênico é que se convencionou ser a Revolução Francesa o marco da passagem para a Idade Contemporânea.
Revolução americana.
Revolução Americana (independência dos Estados Unidos):
Foi um movimento baseado em idéias debatido por homens sérios no processo de criar o que se tornaria a nação mais livre e mais próspera na história do mundo.
Na passagem do século XVIII para o século XIX, com o declínio do Antigo Regime, o liberalismo político e econômico forneceu a base ideológica para a superação definitiva dos entraves que barravam o progresso capitalista. A era das revoluções, iniciada com
Revolta dos colonos ingleses da América do Norte contra a respectiva metrópole foi o resultado de um processo de progressivo amadurecimento, ao longo do século XVIII, das condições que iriam determinar, a luta em prol de sua independência.
2ª etapa
Costumamos compreender que a participação francesa na emancipação das Treze Colônias teve grande importância na deflagração da Revolução Francesa de 1789.
Geralmente, o elo entre