Agua na Europa
Ecologicamente frágil, a região europeia pode ser ameaçada por uma litoralização crescente e pressões nas áreas costeiras, uma vez que população europeia concentra-se perto ou na própria área e o turismo que está em crescimento nas áreas a Sul causa uma busca sazonal por água. Em linhas gerais a problemática, no que diz repeito a gestão da água, engloba as esferas físicas, sociais, econômicas e ambientais de maneira severa.
O uso agrícola da água nos países do Sul da Europa se dá através da irrigação, que é necessário para assegurar o crescimento das culturas agrícolas a cada ano e ao longo das últimas décadas esse uso tem sido aumentado. A partir de dados coletados por Karavitis, a extração total da água para irrigação na Europa é de 105.068Hm³/ano. No Norte da Europa, o maior potencial para poupança de água é a redução de taxas de perda de água nos sistemas de distribuição, enquanto no Sul o maior desafio seja reduzir as perdas nos sistemas de irrigação, como deslocar-se no sentido de culturas agrícolas menos intensivas no uso da água, porém rentáveis. Enquanto o uso para fins urbanos está estimado em cerca de 50 Hm³/ano, correspondendo a 18% da extração total e o uso industrial sendo de 34.194Hm³/ ano.
Um aumento da urbanização concentra a procura de água e superexploração de recursos hídricos locais, uma vez que esses tem sua disponibilidade influenciada pela distribuição e