geografia da europa
A orla setentrional da europa é a região mais selvagem Escandinávia é uma terra dominada pelos elementos. No verão é uma terra dominada pelos elementos banhada pelo brilho do sol da meia-noite e no inverno pelas sombras da áurea boreal. Encontra-se aqui a história da mais antiga europa.
As ilhas Norueguesas de LOFOTEN parecem inóspitas e sem vida, mas estão rodeadas por um mar rico e possuem ricas rochas, os granitos formaram-se muito antes de o continente europeu existir. Na noruega existem pistas sobre o nascimento da europa. Os flordes e as montanhas caledónicas, estendendo-se entre a Irlanda e a Escócia e para norte até á Noruega, são estas que ajudam a definir a margem ocidental do Continente.
A leste outra antiga cordilheira os URAIS que separa a Europa da Asia. Estas duas cordilheiras são vestígios da ancestral formação da europa e isto é resultado de processos que aconteceram há 500 milhões de anos. Nessa altura a Europa esteve em pedaços e Escandinávia estava nos oceanos do Hemisfério Sul e a Inglaterra e os países baixos estavam próximo do círculo antártico.
Há 300 milhões de anos atrás, a europa encontrava-se a atravessar o equador, sob este clima quente e húmido os sopés das mais antigas cordilheiras montanhosas da europa tornaram-se berço das florestas do mundo.
Paris tinha estado submersa numa enorme e rica floresta tropical que se estendia para leste ao longo de todo o continente, com florestas de fetos que cresciam ate 30 metros e a acumulação destes sedimentos formaram o carvão utilizado na industria química, eram chamadas as florestas carboníferas. A europa é o continente mais industrializado do globo graças ao seu aproximamento do equador há 300 anos atras quando as florestas brumosas estavam no seu auge desapareceram para sempre, ai a europa estava a movimentar-se para norte, onde foi afetada por uma serie de colisões e o