Geografia - Europa
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise territorial da Europa de modo geral, ou seja, pesquisando desde o início para sua formação até os dias de hoje. Além disso, também serão abordados tópicos relacionados à comunidade europeia, processos para sua constituição e diversas crises ocorridas. Por último, haverá o exercício de vexilologia que nada mais é do que o estudo das bandeiras, ou melhor, o que há por trás de suas existências, utilizando uma bandeira de um país da Europa.
2. DESENVOLVIMENTO
Dividiu-se os temas em cinco tópicos, para que houvesse melhor organização, e os mesmo estão dispostos logo abaixo:
2.1. Redefinições do mapa da Europa a partir das duas grandes guerras Após o período de guerras, ocorrido em pleno território europeu, trouxe consequências drásticas para os envolvidos no combate. Algumas potências como Reino Unido e Alemanha, que possuíam as maiores economias industriais do continente, ficaram totalmente desestruturadas. Claro, na mesma proporção que estes países europeus foram destruídos, regiões como a América do Norte tiveram chances de evoluir setores estratégicos que garantiram seu desenvolvimento em meio a um cenário pós-caótico.
Não são apenas fatores econômicos que foram alterados após as grandes guerras, como também aspectos políticos. Pode-se perceber no mapa abaixo que houve uma polarização da estrutura europeia, com os países ao leste adotando o sistema socialista e os países ao oeste apresentando um caráter capitalista. Podemos perceber aqui o início dos ideais que motivaram a Guerra Fria, o famoso combate ideológico entre capitalista e socialista, representados respectivamente pelas potências dos Estados Unidos e União Soviética. Como se a situação da Alemanha já não fosse tão ruim, a divisão do país entre o lado socialista e capitalista, representando pelo famoso muro de Berlim, abalou ainda