Moral, Religião e Regras de trato social
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” que significa “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas. A moral orienta o comportamento do homem diante das normas instituídas pela sociedade ou por determinado grupo social.
Moral e Direito
Muitas vezes o direito nos permite a imoralidade, embora na maioria das vezes haja uma tendência do direito andar lado a lado com a moral. Por exemplo, o dono de um condomínio despeja uma senhora de idade. Tal ato talvez se torne imoral, mas o direito de propriedade, posse permite ao dono que haja de tal modo, ainda neste caso, ainda que fosse moralmente correto cobrar a divida, o dono do condomínio não poderia agir de tal forma devido os direitos do consumidor. A moral e o direito não coincidem, mas relacionam-se muito estreitamente, pois ambas são relacionadas ao controle social. A moral é relacionada à conduta humana e seu desenvolvimento individual e social. O direito se aplica as normas e as relações entre o cidadão e o estado. Ele busca estabelecer o regulamento de uma sociedade. Moral e direito juntos tem em comum a ética.,pois a ética (