resumo vitruvius
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Conforto Ambiental I
Amanda Accioly E12 4121853
Bibliografia:
VITRÚVIU, Marcos Polião, De Architectura Libri Decem, Livro Um, Capítulos III ao VI.
Palavras-chave: localização, ventilação, salubridade, orientação, variação de temperatura
Resumo:
A edificação está dividida em construção de muralhas e obras públicas. Para a execução de edifícios públicos existem uma serie de aspectos que é preciso ser levado em consideração como o da defesa, religião e a localização favorável.
Esses princípios estavam nas cidades muradas, principalmente na escolha de uma localização favorável, posicionando as edificações para que não seja voltadas para o curso do sol e assim diminuindo o calor excessivo- que é prejudicial tanto para pessoas quanto para o armazenamento de alimento-proporcionando melhor conforto térmico. Casas voltadas para o norte é favorável assim diminuindo a variação de temperatura.
A escolha de locais salubres com agua limpa era muito importante para saber que características dos lugares são naturalmente infectas ou saudáveis.
As cidades seguem-se dentro de muros a divisão das áreas de praças e ruas e estas estão orientadas de forma que os ventos fossem desviados das ruas, tanto frios como quentes que não o promovem o conforto. Se os ventos forem mantidas fora das habitações a deixará mais salubre. Essas construções devem ser orientadas de acordo com o vento, através de sistemas que medem sua intensidade e direção do vento.
Citações:
“... cidadelas muradas: Primeiramente, a escolha de um lugar salubérrimo, que fosse elevado, livre de neblinas e de geadas, voltado para regiões do céu não muito quentes nem muito frias, mas temperadas, evitando-se depois a vizinhança dos pântanos.” (pg.57) “... se as cidades forem construídas em terrenos pantanosos à beira-mar, voltar-se-ão para o norte ou para o nordeste, e, se esse pântanos