vapor na industria
Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. A nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes (i.e. pontes de hidrogênio) mantendo-se juntos.
Na água líquida, moléculas de H20 estão sendo constantemente mantidas juntas e separadas. No entanto, à medida que as moléculas de água são aquecidas, as pontes que conectam as moléculas começam a quebrar mais rapidamente do que elas possam se formar. Eventualmente, quando calor suficiente é fornecido, algumas moléculas vão quebrar num estado mais livre. Estas moléculas 'livres' formam o gás transparente que nós conhecemos como vapor, ou mais especificamente vapor seco.
Diferença entre vapor-seco e vapor-umido
Nas indústrias que utilizam vapor, geralmente são referidos dois tipos de vapores , que são o vapor seco (também chamado de "vapor saturado") e o vapor úmido.
Vapor seco aplica-se ao vapor quando todas as suas moléculas de água mantém em estado gasoso. É um gás transparente.
Vapor úmido aplica-se ao vapor quando uma porção das suas moléculas de água já deram suas energias (calor latente) e condensam para formar pequenas gotículas de água.
Tomemos o exemplo de uma chaleira fervendo água. A água é primeiramente aquecida usando um elemento. À medida em que a água absorve mais e mais calor através do elemento, suas moléculas se tornam mais agitadas e começam a ferver. Uma vez que energia suficiente é absorvida, parte da água se vaporiza, o qual pode representar um aumento em torno de 1600X em volume molecular.
De vez em quando, uma névoa pode ser vista saindo para fora do bico. Esta névoa é um exemplo de como é o vapor seco, quando este é lançado para uma atmosfera mais fria, perde parte de sua energia transferindo-o para o ar ambiente. Se energia suficiente for perdida até que as ligações moleculares iniciem a sua formação novamente, pequenas gotículas podem ser vistas no ar. Esta mistura de água no estado líquido (pequenas