Geradores de vapor
Curso: Engenharia Mecatrônica – 6º semestre
GERADORES DE VAPOR
O uso do vapor como meio de geração, transporte e utilização de energia, teve início por volta do século XVII e se expandiu com o desenvolvimento industrial. Muitas razões contribuíram para que a geração de energia através do vapor fosse expandida rapidamente, entre elas, á água que é o composto mais abundante na Terra de fácil obtenção e de baixo custo. A água que em forma de vapor tem alto conteúdo de energia por unidade de massa e volume.
A produção de vapor é feita através de geradores de vapor, também conhecidos como caldeiras, que são equipamentos capazes de transformar água líquida em vapor por meio do aquecimento e elevação da pressão. O uso de vapor de água como fluído de trabalho em ciclos termodinâmicos, transforma a energia química, quando se utiliza combustíveis fósseis ou nucleares como fonte de calor, em energia mecânica e esta em energia elétrica.
As relações entre temperatura e pressão de saturação permitem utilização como fonte de calor a temperaturas médias e de larga utilização industrial com pressões de trabalho tolerável, já há muito tempo.
As indústrias, principalmente as de processos químicos, tem o vapor como fonte principal de aquecimento no desenvolvimento de suas atividades. Também o vapor é muito utilizado nas indústrias do ramo metalúrgico, metal-mecânico, alimentícia, entre outros. A grande maioria de pequenos e médios consumidores de vapor utilizam vapor saturado até 10kgf/cm2 de pressão cuja temperatura de saturação é 183 ºc. A faixa de temperatura de trabalho desses consumidores é de até 170 ºc. Maiores temperaturas são possíveis quando se aumenta a pressão de saturação o que implica em um maior custo de investimento devido à necessidade de aumentar a resistência mecânica e requisitos de fabricação do gerador de vapor.
Existem várias fontes de aquecimento dos geradores de vapor. As mais comuns são:
Combustíveis fósseis;
-