Ied Trabalho Escrito V01
1826 palavras
8 páginas
Centro Universitário do Distrito Federal – UDFCurso de Direito – 1º Semestre
Introdução ao Estudo do Direito
Docente: Amauri
DIREITO, RELIGIÃO, MORAL E TRATOS SOCIAIS:
Drogas
Discentes:
Davi Bittencourt
Lucas Andrade
Marcelo Sales
Paulo
Priscilla
Yuri
Brasília
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITOS DIREITO, RELIGIÃO, MORAL, TRATOS SOCIAIS 3
3. CARACTERÍSTICAS 3
4. CONVERGÊNCIAS 5
5. DIVERGÊNCIAS 6
6. DROGAS 7
7. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho é divido em tópicos que abordarão sobre os conceitos, características, convergências e divergências existentes entre direito, religião, moral e tratos sociais e sobre a influência destes temas a respeito da legalização das drogas no Brasil.
2. CONCEITOS DIREITO, RELIGIÃO, MORAL, TRATOS SOCIAIS
2.1. Direito
Reunião das regras e leis que mantém, ou regulam, a vida em sociedade; ciência que estuda essas normas, leis e regras, em seu aspecto geral ou particular.
2.2. Religião
Crença de que existem forças superiores (sobrenaturais), sendo estas responsáveis pela criação do universo; crença de que essas forças sobrenaturais regem o destino do ser humano e, por isso, devem ser respeitadas.
2.3. Moral
Refere-se a ou característico da moral (regras de conduta); relativo ao âmbito do espírito humano. Corpo de preceitos e regras para dirigir as ações do homem; segundo a justiça e a equidade natural.
2.4. Trato Social São regras de conduta social elaboradas pela sociedade, têm por fim tornar o convívio social mais agradável e ameno
3. CARACTERÍSTICAS
A Figura 1 apresenta as principais características do direito, religião, moral e tratos sociais em formato de mapa mental, que serão discorridos nos itens 3.1 a 3.4.
Figura 1. Mapa mental das principais características do direito, religião, moral e trato social.
3.1. Direito Caracteriza-se pela sua estrutura bilateral, ou seja, ao mesmo tempo em que as normas jurídicas atribuem um direito, impõem também um dever.