Equidade e trato social
Professor: ...
Ano letivo: 2012/2013 | | |
Trabalho elaborado por:
.... – 1º ano Licenciatura ....
Nº ....
|
Índice
Índice 2 Introdução 3 Equidade - Trato social 4 Definição de Equidade 4 Definição de Igualdade 4 Percepção 5 Equidade - Fonte de Direito 6 Inequidade 6 Conclusão 7 Bibliografia 8
Introdução
O Trabalho realizado abrange matérias lecionadas nas aulas de Psicossociologia das Organizações do primeiro ano da licenciatura do curso de ... do ensino superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Foi-nos pedido através do docente .... que desenvolvessemos o tema Equidade e Trato social por serem umas das teorias da motivação. Com essa finalidade irei tratar e objetivar todo o material que for possível sobre este assunto.
Equidade - Trato social
A palavra Equidade provem do latim onde se denominava de aequĭtas, esta, pode ser comparada com igualdade. A equidade é uma das teorias da motivação, baseia-se na comparação social no trabalho, tendo em conta a percepção pessoal de cada um sobre a razoabilidade ou a justiça a um contexto laboral, onde toda a interacção é contratual: dar e receber.
Nesta teoria existem dois pressupostos: 1) Estabelecer a ambiguidade entre as relações sociais e as trocas económicas; 2) A comparação social é um meio de avaliar o grau de positividade da transação.
Como podemos constatar, a equidade pressupõe, que o que é dado deve ser recompensado, demonstrando assim a igualdade existente nas trocas.
Definição de Equidade
Conjunto de princípios imutáveis de justiça que induzem o juiz a um critério de moderação e de igualdade: é a disposição de reconhecer igualmente o direito a cada um.
Definição de Igualdade
Igualdade é a inexistência de desvios sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos,indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam