Transtornos de aprendizagem
O ALUNO “IDEAL” * São aqueles que tiveram a oportunidade desde muito cedo com a leitura e escrita; * Construíram noções significativas a respeito da escrita, a partir de situações reais e naturais de interação; * E essas crianças têm maiores chances de sucesso frente às propostas escolares.
O ALUNO “DESMOTIVADO” * São crianças que embora tenham tido chances de interagir com a linguagem escrita, não construíram conhecimentos significativos. * Nem sempre a oportunidade garante a aprendizagem. * O desafio das escolas é motivar, envolvendo cognitiva e afetivamente a criança com a leitura e a escrita.
O ALUNO “INEXPERIENTE” * São crianças que vivem em condições sociais e econômicas pouco favoráveis; * É uma realidade significativa em nosso país; * O grande problema não é a falta de capacidade para aprender, mas sim a ausência de oportunidades, familiares e ou escolares, para se tornarem um aprendiz.
O ALUNO COM PROBLEMA “DE VERDADE” * São as crianças com graus variáveis de reais dificuldades em decorrência das deficiências sensoriais, deficiência intelectual, neurológicos, etc. * Há também crianças que embora não se enquadrem nas características citadas acima, apresentam dificuldades para aprender a ler, escrever e realizar cálculos, que caracterizam os chamados transtornos de aprendizagem.
O QUE CAUSA OS PROBLEMAS DE APRENDIZADO? * São os déficits nas funções cognitivas. * E o que são “funções cognitivas?” São funções mentais complexas responsáveis pela relação do ser humano com seu ambiente de uma forma eficiente, racional e inteligente (Copetti, 2009) * Quais são as funções cognitivas?
ATENÇÃO * Inclui várias formas de atenção como: concentração, capacidade de focar e alternar a atenção.
ORIENTAÇÃO
* Capacidade de se orientar no tempo, no lugar, no espaço. Orientação corporal, como direita e esquerda.
MEMÓRIA
Divide-se em: visual,