Hfjkfgfkfk
561 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADEFEDERAL DO CEARÁ
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Química
Relatório de Medidas em Química: Massa e Volume
Autor: Pedro Lucas Albuquerque Mourão
Matrícula:
Turma: do Curso de Engenharia de Pesca.
Fortaleza, 15 de abril de 2013
Introdução
Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas. E para que possamos realizar essas medições são necessários diversos tipos de equipamentos, tais como:
- Tubo de ensaio: tubo utilizado para realizar experiências com pouco volume.
- Béquer: Recipiente utilizado para realizar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas preparar soluções simples, etc.
- Balão de Erlenmeyer: frasco utilizado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação
- Balão Volumétrico: recipiente utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos em volumes muito precisos e exatos, geralmente usado quando o volume é grande para se medir com uma pipeta ou bureta.
- Bureta: Vidraria utilizada principalmente para a dosagem volumétrica correta. Permitindo o escoamento de fluido de forma gravitacional.
- Proveta: tubo utilizado para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão.
- Pipeta: utilizada para realizar o transporte de quantidades precisas de material líquido.
O Erro de medida poderá ocorrer se esses equipamentos não forem calibrados corretamente, se houver reagentes impuros ou erros durante o processo. Assim um resultado poderá ser diferente valor real. Eliminando o erro, se consegue mais exatidão, pois, estará concordando o valor medido com o