Trabalhos didaticos
Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico. Nervos aferentesconduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinaisestimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, comomúsculos e glândulas.
Estes sinais, às vezes chamados de impulsos nervosos, também são conhecidos como potenciais de ação: impulsos elétricos de condução rápida, que começam geralmente no corpo celular do neurônio e se propagam rapidamente através do axônio até a sua ponta ou "terminal". Os sinais se propagam do terminal ao neurônio adjacente através de um espaço chamadosinapse.
Anatomia[editar | editar código-fonte]
Nervos podem conter fibras que servem todas ao mesmo propósito; por exemplo nervos motores (eferentes), cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração. Por outro lado, nervos sensoriais (aferentes) recebem sinais vindos dos órgãos dos sentidos. Alguns nervos podem ser mistos e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes.
Os nervos podem se originar ou da medula espinhal ou do encéfalo (os chamados nervos cranianos). A origem ou o término dos nervos da medula espinhal possui relação com sua função. Nervos eferentes saem da medula pelo chifre dorsal (isto é, mais perto das costas), enquanto que os feixes aferentes entram na coluna através do chifre ventral (isto é, mais perto do ventre).
Importância clínica[editar | editar código-fonte]
Danos aos nervos podem ser causados por lesões físicas, inchaço (por exemplo a Síndrome do túnel carpal), doenças auto-imunes (como a Síndrome de Guillain-Barré), diabetes ou falha dos vasos sanguíneos que irrigam