trabalho livro didatico
O objetivo deste trabalho é analisar um livro História- Coleção Vitória Régia, Ensino Médio - Vol. Único do autor Renato Mocellin Editora: Ibep Ano: 2005. O exemplar apresenta os temas : A crise do sistema feudal, Renascimento comercial e urbano, A formação dos Estados Modernos de forma em subtemas , de uma forma sistemática e de forma não muito contextualizada mas de uma forma bem e analítica. os títulos e subtítulos são evidenciados com clareza, mas a opção por não dividir as unidades em capítulos torna confusos os limites entre os assuntos.
O texto didático de cada item encerra-se com documentos e/ou leituras complementares. Ao final de cada item, os exercícios são reunidos na seção Atividades. Por último, há a seção Para saber mais, com indicações de livros e filmes temas: A crise do sistema feudal, Renascimento comercial e urbano, A formação dos Estados Modernos e trazido em seções de textos, Unidades conceituais: Embora a organização da coleção siga a ordem cronológica, os temas são apresentados dentro do mesmo capitulo; subdividido em temas .
“os renato mocelline presenta “as rupturas e permanências políticas entre o mundo medieval e o mundo moderno” Com a responsabilidade de olhar o passado liberto do presente, propõe-se a verificação das descontinuidades entre as experiências medieval e moderna a partir da análise na estrutura do poder. O recorte é proposto no contraste que muito distancia a pluralidade de centros de poder substancialmente autônomos da Idade Média e a força centrípeta do poder moderno. e o autor apresenta de uma forma delimitada traz o período ‘medieval’ - se comparada a ‘moderno’ -. Considerado como o período histórico compreendido entre os séculos V e XV, pouca divergência gera. Entretanto, no que se refere à essência dos fenômenos desse longo período, muitas confusões podem ser observadas.