Trabalho de Topicos- Análise de livro didático
Gabriel
Nathali
Geraldo
Bianca
Este trabalho fez parte da disciplina de Tópicos em Recursos Didáticos, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba, o qual procurou sistematizar as discussões acerca dos recursos didáticos ocorridas durante o primeiro semestre letivo de 2012. Neste sentido, a classe ficou dividia em grupos de quatro a cinco pessoas que ficaram responsáveis por discorrer sobre no mímino três recursos didáticos discutidos na disciplina. Para tal, recorreu-se à bibliografia da disciplina, aos materiais disponibilizado em aula, às experiências pessoais ao longo da escolarização e às bibliografias complementares.
As discussões sobre Recursos Didáticos são pouco frequente nos cursos de formação de docentes. Para Bravim (2009) esse “parece ser um contraponto diante do desenvolvimento das tecnologias na sociedade e da sua importância educacional”, visto que fica evidente que as tecnologias estão presentes tanto no cotidiano escolar quanto no cotidiano social dos educandos e dos educadores, estabelecendo uma relação entre a realidade escolar e a realidade sociocultural. Esta escassez de discussões corrobora com o surgimento de diversas definições por diferentes autores, assim gerando uma confusão teórica e distanciamento do seu real conceito (BRAVIM, 2009).
Adota-se como recurso didático qualquer instrumento que contribuía no planejamento, desenvolvimento e avaliação curricular, sendo essencialmente mediadores entre as relações didáticas que ocorrem em sala de aula (KRASILCHICK, 1996). Modalidades didáticas são as categorias em que se encaixam os recursos didáticos, enquanto que o material curricular/didático é toda ferramenta que auxilia na prática docente, bem como na compreensão do conteúdo e na resolução das problemáticas que surgem no âmbito da sua práxis (LIMA ET AL, 2010).
A práxis é um processo de