Análise do LD de quimica
REGIONAL JATAÍ
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Paula Bernardes de Morais
Estudo de caso no ensino de Química: quais seriam os motivos que levaria um professor a escolher um Livro Didático (LD) dentre outros?
Jatai – Goiás
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL JATAÍ
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Paula Bernardes de Morais
Estudo de caso no Ensino de Química: qual seriam os motivos que levaria um professor a escolher um Livro Didático (LD) dentre outros?
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de
Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás.
ORIENTADOR: Wesley Fernandes Vaz
Jatai – Goiás
2014
Dedicatória
Ao meu esposo Gustavo Marinho Mendonça Martins,
À minha filha Sophia Mendonça de Morais.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, que me guiou nesta jornada.
Ao Prof. Dr. Wesley Fernandes Vaz, pela orientação deste trabalho.
À professora Marihelma que contribuiu significativamente para este trabalho e cedeu espaço em suas turmas para efetivação desta ideia.
À
escola,
espaço
determinante
para
concretização
deste
trabalho
monográfico, ainda aqui agradeço a toda equipe escolar, direção, coordenação e demais profissionais do quadro de funcionários.
Aos alunos, objeto final deste estudo.
Resumo
As propostas curriculares de ensino são moldadas a partir de um estudo sistemático da realidade de uma sociedade. Como existem diferenças no contexto socialhistórico da sociedade, a ideia de currículo também segue esta mudança nas escolas. Nesse sentido, os livros didáticos (LD) têm sido amplamente distribuídos em escolas desde os anos de 1930. Para o Ensino de Química a distribuição de livros para alunos do Ensino Médio se iniciou no ano de 2008 através do Programa
Nacional do Livro didático para o Ensino Médio (PNLEM), que posteriormente foi transformado no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Alguns fatores devem ser considerados ao selecionar um LD para uma comunidade escolar,